terça-feira, 29 de maio de 2012

Rescaldo Conferência passado Sábado

Conferência O Património no Caminho Do Atlântico
No âmbito do Ciclo de Conferências que o Movimento Caminhos Peregrinos com o apoio da Paróquia de Santo Eugénio está a organizar, decorreu no passado Sábado, dia 26 de Maio pelas 21h e 15h no Salão Paroquial a Conferência intitulada: O Património no Caminho do Atlântico, sendo orador convidado o Doutor José António Falcão, director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.



A Conferência com cerca de 70 minutos de duração incidiu sobre a pesquisa dos sinais Históricos do Caminho de S. Tiago na Diocese de Beja, trabalho que a equipa do Dr. Falcão tem efectuado com particular brilhantismo, pois obteve condecorações ao mais alto nível em Portugal, Espanha e França, mostrando que o Caminho de S. Tiago é também um caminho da Europa.
Os Itinerários estudados foram três, um junto ao Mar, que desde o Cabo São Vicente, passa por Odemira e Santiago do Cacém, outro interior, que desde Loulé, passa por Castro Verde e Beja, e outro junto ao Rio Guadina, com inicio em Alcoutim, passando por Mértola até Beja.
Houve ainda tempo para referir a história das Peregrinações em Portugal, e a História das Peregrinações a S. Tiago de Compostela, referindo ainda alguns santuários por onde os Peregrinos passavam, nomeadamente a relíquia do Santo Lenho de S. Tiago do Cacém, para além de Ermidas, Hospitais entre outras marcas do Caminho.
Para quem tiver mais interesse o nº3 da revista Itinerante poderá ser uma boa referência.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário