terça-feira, 13 de novembro de 2012

Os Caminhos de S. Tiago em Trás-os-Montes

Car@s Amig@s.

Como foi referido neste post do Caminho Torres, pensamos que os Peregrinos Portugueses da zona interior da Beira, Alto Douro e Trás-os-Montes seguiriam a sua rota para Norte em direcção a Compostela, e não em direcção a Salamanca, como estão hoje marcadas algumas vias que partem de Portugal, mais concretamente de Almeida, Castelo Rodrigo e Figueira de Castelo Rodrigo.

Com base no mapa seguinte, retirado de um Guia Turístico do Nordeste Transmontano, podemos perceber as diferentes vias que percorriam estes territórios do Distrito de Bragança:



De destacar o percurso que começando na Quinta de S. Tiago, segue por Ligares, Açoreira e Torre de Moncorvo, de seguida passa por Adeganha (Igreja Matriz de Santiago, ver legenda), Lodões, Vale Sancha, Mirandela, Vilar de Peregrinos e Vinhais onde enlaça com a alternativa Portuguesa (por Bragança e que começa em Zamora) da Via da Prata, aqui denominado Caminho Brigantino, em Espanha é conhecido por Caminho Português da Via da Prata.


Um outro percurso tem ínicio na Quinta de S. Tiago, (de referir que vinham Peregrinos da Beira Interior Norte e que atravessavam o Douro em Barca D'alva prosseguindo para a Quinta de S. Tiago), e segue por Carviçais, Parada, Vilar Seco, Gralhós, Macedo de Cavaleiros e finalmente Langomar/Sabaria, onde entronca novamente com o Caminho Brigantino ou Caminho Português da Via da Prata em Espanha.

A amarelo no mapa está marcado um outro caminho que sobe pela Calçada de Alpajares, em direcção a Poiares e Freixo de Espada à Cinta , Mogadouro (onde existe o Santuário de Nossa Senhora do Caminho), nesta localidade os Peregrinos optavam pela via por Vimioso, ou por Sabariz, de referir, e esta é uma verdade para todos os Caminhos aqui referidos, todos vão desaguar ao Caminho Brigantino ou Caminho Português da Via da Prata.

De referir que o único percurso sinalizado de que temos conhecimento é o Caminho Brigantino, ou Caminho Português da Via da Prata, como é conhecido em Espanha, que vindo de Zamora, passa por Bragança e Vinhais na direcção da localidade Galega de Soutochão para se voltar a unir ao Caminho Sanabrês da Via da Prata.

Sinalização do Caminho Brigantino, ao fundo Mosteiro de Castro de Avelãs. (Próx. Bragança)










2 comentários:

  1. Agradeço o artigo. Sou da aldeia de Corujas perto de Macedo de Cavaleiros, que faz parte de um dos caminhos antigos para Santiago. Sempre ouvi histórias de acolhimento a peregrinos. Mas estão a perder-se no tempo. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Eduarda pelo seu comentário.

    ResponderEliminar