terça-feira, 20 de agosto de 2013

Caminho de S. Tiago - Ligação do Caminho do Interior ao Caminho Central

Car@s Amig@s.

Como é visível no mapa seguinte do Dr. Baquero Moreno, as Vias Medievais de Peregrinação a S. Tiago contemplavam uma via de Ligação entre o Caminho do Interior e o denominado Caminho Central.

(Caminho Litoral seria também uma designação correcta para este caminho Central visto ser claro termos 2 eixos fundamentais de acesso a S. Tiago, um caminho Interior pela Guarda e Lamego e outro litoral por Coimbra e Porto).

                       Figura 1: Vias Portuguesas de Peregrinação a S. Tiago na Idade Média

Esta Via de Ligação partindo de Castelo Branco, seguia no sentido do concelho de Oleiros, na aldeia de Álvaro, junto ao Rio Zêzere, existe a Igreja Matriz de S. Tiago, visível abaixo.

                    Figura 2: Aldeia de Álvaro com a Igreja Matriz de S. Tiago Maior em destaque

Seguidamente e como indicado no Guia do Município de Oleiros, Rota das Montanhas de Oleiros, destaca-se a Ponte Romana de Álvaro:

" A presença Romana terá sido responsável pela construção desta ponte que atravessa a Ribeiras de Alvéolos, junto à aldeia de Álvaro, a qual faz parte de um troço de um possível Caminho de S. Tiago, que seguia uma via romana que ligava Emérita Augusta (Mérida) a Conímbriga."

De seguida esta rota atravessaria o rio Zêzere pela antiga ponte de Pedrógão na imagem abaixo, em direcção a Figueiró dos Vinhos e Coimbra onde enlaça com o Caminho Central.

            Figura 3: Ponte Medieval de Pedrógão sobre a sombra do enorme viaduto do IC8.

Na Imagem abaixo podemos ver dois marcos miliários existentes nas ruínas de Conímbriga:


                               Figura 4: Ruínas de Conímbriga com Marcos Miliários em destaque.


Sem comentários:

Enviar um comentário