domingo, 4 de janeiro de 2015

Peregrinação a São Gonçalo de Amarante

Car@s Amig@s.

Divulgamos a Peregrinação a São Gonçalo de Amarante no próximo dia 11 de Janeiro.

Lembrar que são São Gonçalo, bem como São Roque e Santa Amaro são Santos protectores dos Peregrinos, segundo a lenda São Gonçalo fez a ponte de Amarante para os Peregrinos passarem em direcção a Santiago.

Bom Caminho!


Amigos Contamos convosco: 


A delegação de Amarante da Associação Espaço Jacobeus irá realizar no próximo dia 11 de Janeiro - festa litúrgica de S. Gonçalo de Amarante-  uma peregrinação ao túmulo de S. Gonçalo em Amarante (que se encontra na igreja do mesmo nome). Esta peregrinação com início na igreja românica de S. João de Gatão (Amarante), tem por objectivo divulgar o tramo final de um antigo itinerário de peregrinação que os peregrinos das Terras de Basto (Cabeceiras, Mondim e Celorico de Basto) realizavam ao santo dominicano de Amarante, também ele um santo peregrino.
Para além da peregrinação, integra ainda, neste programa, a participação na missa solene em honra a S. Gonçalo, celebrada por D. António Francisco, bispo do Porto. Após a celebração será servido no restaurante a Grelha, um almoço.
Ás 14:30, será assinado o protocolo de autorização de utilização de instalações na sede da Junta de Freguesia de Madalena - Amarante e consequente inauguração das instalações da delegação de Amarante.
A inscrição na actividade é necessária e obrigatória até ao dia 7 de Janeiro e não terá qualquer custo, no entanto, O Almoço/ Convívio terá um custo de 12,00 €.
Em anexo remetemos os cartazes da peregrinação e do programa do evento.
      
Itinerário:  
Ao longo do percurso iremos passar por lugares de interesse etnográfico e histórico, tais como o lugar de Cale e a Capela de Nossa Senhora do Vau e paisagens de elevado interesse natural e paisagístico, como as margens do rio Tâmega e o carvalhal da Peneda da Rainha, para além das famosas quintas do vinho Gatão. Irá ainda conhecer algumas lendas e tradições locais.  

Bom Ano e Bom Caminho!
Daniel Ribeiro - delegado de Amarante.

Sem comentários:

Enviar um comentário