segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Novo Albergue de Peregrinos em Vidago - Chaves
O município de Chaves vai estabelecer um protocolo de colaboração com os Bombeiros Voluntários de Vidago, de forma a garantir o apoio e alojamento aos peregrinos do Caminho Português do Interior de Santiago até o albergue programado para a Escola Primária de Oura estar concluído. A decisão foi aprovada na última reunião de Câmara, no passado dia 17.
O Caminho Português Interior de Santiago atravessa cerca de 40kms do concelho, com forte incidência em zona rural, promovendo a recuperação e utilização de caminhos romanos, medievais e agrícolas, além de contribuir para a valorização e dinamização do património e cultura locais.
Com a instalação e recuperação de edifícios, o percurso será dotado de albergues, instalados em zonas rurais e zonas verdes, onde os peregrinos poderão usufruir de locais de pernoita e de descanso.
Estando prevista a inauguração do Caminho Português Interior de Santiago ainda em 2011, de acordo com os Municípios envolvidos e com a Fundação Xacobeo (Santiago de Compostela), e tendo em conta que as obras de requalificação dos futuros albergues se encontram por iniciar, a autarquia flaviense entendeu celebrar este acordo, com o intuito de garantir este apoio aos caminhantes.
Recorde-se que o Caminho Português Interior de Santiago liga Viseu a Chaves, atravessando o território dos concelhos de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves, sendo que neste último concelho o trilho cruzaria a fronteira, ligando à Via da Prata (percurso que inicia em Sevilha).
Fonte: Notícias de Vila Real
Foto: Hotel Palace Vidago retirado de http://www.skyscrapercity.com/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Esta é uma excelente notícia.
ResponderEliminarA exemplo do que já existe para os caminhos mais conhecidos, Caminho Português, Caminho Francês, Caminho do Norte …, era bom que fosse criado um guia para este Caminho, com os respetivos troços e pontos de referência.
Saudações de peregrino,
Mário