Quem Somos?

Somos um grupo de Peregrinos Católicos, com experiências de Peregrinação a Pé e de Bicicleta a S.Tiago de Compostela e Fátima que pretende divulgar a sua experiência aos demais.

Tivemos uma formação base Religiosa Católica e desde cedo nutrimos o gosto pelas Caminhadas e passeios de BTT , (Bicicleta Todo o Terreno) e naturalmente através da Catequese chegámos ao Conhecimento acerca dos grandes Santuários da Cristandade, S. Tiago de Compostela, Fátima, Roma, Jerusalém, onde chegaram durante Séculos e até hoje muitos Peregrinos oriundos de todo o mundo, mas também de muitos outros Santuários menos "conhecidos" mas mais recolhidos e que nos merecem o mesmo respeito e atenção.

De seguida vamos elencar a nossa experiência prática de Peregrinos, apenas se pretende com ela elucidar os Peregrinos que visitam o nosso site sobre a mesma para nos poderem colocar questões ou dúvidas e também com ela divulgar os bonitos itinerários percorridos.


No ano 2002, no mês de Setembro, efectuámos o Caminho até  Santiago de Compostela de BTT (modelo marca CATS), saindo de Esposende e indo por estrada até Vila Nova de Cerveira onde pernoitámos na pousada de Juventude, no 2º dia de etapa ainda por estrada chegámos a Caldas de Reis onde ficámos no pavilhão desportivo da escola junto ao rio, muito perto do local da foto abaixo.

                                           Imagem: Caldas de Reis


 No 3º dia chegámos a Santiago de Compostela, mas a seguir a Padrón seguimos as setas amarelas, pois só aí percebemos que indicavam o Caminho para Santiago através de um cartaz, no regresso dormimos em Pontevedra num Hotel, depois de percebermos que havia um Albergue para Peregrinos na cidade mas que só podiamos pernoitar na ida para Santiago e não no regresso, ficou prometido que no ano Santo 2004 faríamos a Peregrinação desde a Sé do Porto seguindo as setas e pernoitando nos Albergues identificados com a Credencial do Peregrino.

Em 2004, como prometido efectuámos o Caminho de Santiago desde o Porto em Bicicleta (230 Kms, KTM Ultra Line)seguindo as setas amarelas em 3 dias. No primeiro dia a etapa foi efectuada até Ponte de Lima onde dormimos no salão Nobre do Quartel dos Bombeiros de Ponte de Lima. No 2º dia fomos até ao Albergue de Barro, o jantar foi num restaurante algo distante, mas contámos com a boleia da protecção civil Galega. No 3º dia a chegada a Santiago, foto abaixo e o regresso a Portugal.

                                                    Catedral de Santiago

No mesmo ano, 2004, surge o primeiro contacto com o Caminho do Tejo, Caminho de Fátima sinalizado pelo Centro Nacional de Cultura, de Lisboa até aos Olhos de Água em Alcanena, (110 Kms) com a ajuda do Paulo Nascimento, editor da Bike Magazine e experiente em várias aventuras pelo Mundo.


                                     Marco junto ao Pavilhao de Portugal


Em 2007 efectuámos o Caminho de Fátima completo desde Lisboa a Fátima, (145 Kms) em 2 dias, tendo pernoitado nos Olhos de Água, onde encontrámos Peregrinos a Santiago e percebemos que existia sinalização do caminho de S. Tiago desde Lisboa.


                              Caminho de Fátima na Serra de Aire (prox. Monsanto)


Em Maio de 2008 efectuámos a Peregrinação em Bicicleta desde o Porto até Santiago de Compostela, (230 Kms), fazendo a Peregrinação a Santigo pela primeira vez na Primavera, que coincide com várias festas ao longo do Caminhos, como a do Senhor da Cruz em Barcelos.

                                Tapetes de Flores na Festa das Cruzes em Barcelos

A primeira etapa foi até Ponte de Lima, a segunda até Porriño, a 3ª até Padrón e finalmente no 4º dia a chegada a Santiago de Compostela.

Em Agosto 2008 efectuámos a Peregrinação em Bicicleta desde Saint Jean Pied de Port (França) até Santiago de Compostela, Caminho Francês, ao longo de 8 dias.

                                         Pirinéus - Ladeira do Orisson

Em Junho 2009, a Peregrinação pelo Caminho Português desde Valença a Santiago de Compostela, pela primeira vez a pé em 6 dias ao longo de 118 Kms.

                                          Ponte de Burgo em Pontevedra

Em Junho 2010 novamente o Caminho Português desde Valença a Santiago de Compostela a pé em 5 dias.

                                 Caminho de S. Tiago (prox. Caldas de Reis)


Em Agosto de 2010 efectuámos em Bicicleta o Ramal de Arranhó (zona de Bucelas) do Caminho de Fátima até à Vala do Carregado, onde entronca com o Caminho de Fátima e de S. Tiago.


                                              Marco em Arranhó

Em Setembro de 2010 efectuámos em Bicicleta o troço de Santarém a Tomar pelo Caminho de Santiago.


                                    Caminho de S. Tiago (prox. Golegã)


E em Outubro de 2010, de Bicicleta o troço Tomar a Coimbra, pernoitando na Pousada do Rabaçal.


                                 Caminho de S. Tiago (Prox. Ansião)

Em Abril de 2011 Peregrinámos a pé de Alenquer (pelo Ramal de Alenquer até Vila Nova da Rainha onde entronca com o Caminho de Fátima e de S. Tiago) a Fátima pelos Caminhos do Tejo.

                                 Caminho de Fátima (prox. Alcanena)

Em Maio 2011 de autocarro fomos em Peregrinação em autocarro a S.Tiago de Compostela e Muxia na Galiza e Covadonga nas Astúrias.

                               Santuário de Nossa Senhora de Covadonga

Em Junho de 2011 completámos de Bicicleta o Caminho denominado "Central" de Lisboa a Santiago, efectuando o troço em falta de Coimbra ao Porto, pernoitando em Albergaria-a-Velha.

              Caminho de S. Tiago Ponte Romana sobre o rio Marnel (Prox. Albergaria-a-Velha)

Em Setembro de 2011 efectuámos o Ramal da Merceana até Alenquer do Caminho de Fátima por zonas bem nossas conhecidas.

                                      Caminho de Fátima Ramal da Mercena

Num outro âmbito de serviço ao Peregrino fomos responsáveis pela Delegação de Lisboa da Associação Confraria de S. Tiago Espaço Jacobeus desde Outubro 2009 até Fevereiro 2011, onde organizámos Ciclos de Conferências sobre o Caminho de Santiago, caminhadas de marcação e remarcação do Caminho de Santiago e de Fátima e a distribuição de cerca de 300 Credenciais do Peregrino a S. Tiago.
Como exemplo e como recordação dessas actividades lembramos algumas delas:



                          Ciclo de Conferências de 2010 em Lx.


             Encontros de Preparação dos Peregrinos em 2010 em Lx.



             Ciclo de Conferências de 2010 no Estoril, organização de Isabel Blanco Ferreira e AEJ-LX

Ciclo de Conferências 1º Semestre de 2011 no Estoril, pelo grupo GPS.

                  Actividades do Núcleo da Margem Sul do GPS em 2011
                            Grupo Peregrinos a Santiago - Elisabete Pinto, D. Fernanda e Miguel.

No âmbito da futura marcação dos Caminhos do Sul do Tejo, foi efectuada no dia 8 Janeiro de 2011 uma reunião no C.I.M.O. - Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação, tendo em vista a marcação de caminhadas de reconhecimento do Caminho de S. Tiago na zona entre S. Tiago do Cacém, Grândola Alcácer e a realização de um Ciclo de Conferências em Almada sobre a temática da Peregrinação Jacobeia.



http://www.cimo.pt/news/associa%C3%A7%C3%A3o%20amigos%20dos%20caminhos%20de%20santiago/

Concedemos ainda diversas entrevistas, das quais destacamos:

Entrevista à Radio Antena 1, a convite da Agência Ecclesia com o Padre José Antunes da Silva e Helena Maurício, ambos Peregrinos a Santiago.



A entrevista de cerca de 25 minutos passou no dia 25 de Julho de 2010, dia do Apóstolo Tiago pela manhã no âmbito do programa "A Fé dos Homens", da Agência Ecclesia da Rádio Antena 1 e está disponível para todos ouvirem em:

Também no Jornal Diocesano de Lisboa Voz da Verdade nº3397:
    Capa Jornal Voz da Verdade em Nov. 2010 - Repórter Católico


   Artigo com Entrevista no Voz da Verdade

No fim do ano de 2010 foi entregue às Associações de Peregrinos (Centro Nacional de Cultura, Associação dos Amigos do Caminho de Fátima, Associação de Peregrinos Via Lusitana), um documento ilustrado, identificando lacunas na marcação entre Lisboa e Coimbra.

Em 13 de Agosto de 2011, surge a criação do Movimento Caminhos Peregrinos, Associação Católica de Divulgação dos  Tradicionais Caminhos Peregrinos a Santuários Católicos de um modo geral, que surge como uma resposta global às necessidades dos Peregrinos a todos os Santuários.



Em Janeiro de 2012 foram reportados problemas no Ramal da Mercena do Caminho de Fátima e de Santiago à Associação dos Amigos do Caminho de Fátima e após análise estamos a aconselhar aos Peregrinos a ligarem para Rodrigo Cerqueira, responsável da mesma Associação pelo telemóvel +351 916839391 se pretenderem efectuar o mesmo percurso.

No ínicio de Fevereiro de 2012 começamos a Divulgação do 1º Ciclo de Conferências do MOVIMENTO CAMINHOS PEREGRINOS.


No Jornal do Patriarcado de Lisboa Voz da Verdade nº4020 do dia 26 de Fevereiro de 2012 foi incluída a notícia do Ciclo de Conferências MCP:





                        Presença nas Jornadas do Caminho Português da Costa - 4 de Fevereiro de 2012



                       Participação em Nisa no encontros dos Amigos do Caminho de S. Tiago, 28 Julho 2012.

                 
De 6 a 10 de Maio de 2012 efectuámos a Peregrinação a pé pelo Caminho Sanabrês, também designado Caminho Moçarabe ou Via da Prata ou ainda Caminho Português do Interior, desde Ourense a Santiago de Compostela (110 Kms), passando pelo Mosteiro de Oseira. Este Caminho é também a ligação do Caminho Português do Interior a Santiago e aquele que pelas características Geográficas, climáticas, de relevo e vegetais mais se parece com o Interior de Portugal (Beira e Trás-os Montes).


                                   Bosques de Carvalhos entre Ourense e Cea


                          A entrada em S. Tiago de Compostela pela Calçada do Sar



Em Junho de 2012 efectuámos o percurso de Guimarães a Vila de Prado em Bicicleta pelo Caminho Torres passando por Braga.

                                   Ponte muito original em Caldas das Taipas


Em Junho de 2012 efectuámos o percurso de A Guarda até ao Mosteiro de Oia do Caminho Português da Costa a S. Tiago.


                            La Guarda, a primeira terra Galega do Caminho da Costa


Em Outubro de 2012 efectuámos o percurso de Almeida a Trancoso do Caminho Torres (Percurso de Salamanca a S. Tiago de Compostela por Portugal), pela antiga calçada que liga estas povoações, de carca de 30 Kms em BTT, na imagem cruzeiro perto de Póvoa D'el Rei.




O troço Almeida a Pinhel, cerca de 21,7 Kms efectuámos a pé e em grupo de 5 pessoas.


                                    Caminho na descida para o Rio Côa



No Dia 9 de Junho de 2013 organizámos uma Caminhada aberta ao público em geral desde a Igreja Matriz de S. Tiago de Sopo até ao terreiro de Vila Nova de Cerveira pelos Caminhos de S.Tiago, com o apoio à divulgação da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Rádio Vale do Minho. De seguida efectuámos em família a Peregrinação a S. Tiago de Compostela, com etapas Valença a Redondela, Redondela a Pontevedra, Pontevedra a Valva, Valva a Teo e Teo a S.Tiago.



Em mais uma etapa na descoberta dos diferentes Caminhos já sinalizados efectuámos de bicicleta o percurso de Lanheses a Vilar de Mouros do Caminho de S. Tiago da Rainha Santa Isabel no dia 31 Agosto de 2013, numa distância de aproximadamente 30 Kms.


    Na foto, tirada em Meixedo - Viana do Castelo é possível ver ao fundo a Serra de Arga.

No dia 23 de Fevereiro de 2014 efectuámos a etapa do Estoril a Mafra do Caminho do Mar em Bicicleta.(55Kms)


                       

No dia 6 de Abril de 2014 efectuámos a etapa Mafra a Torres Vedras do Caminho do Mar em Bicicleta.(32 Kms).



No dia 19 de Abril de 2014 efectuámos a etapa de Torres Vedras a Alcobaça do Caminho do Mar (85 Kms) em Bicicleta.


No dia 26 de Abril  de 2014 completámos o Caminho do Mar do Estoril a Fátima, com a etapa Alcobaça a Fátima de cerca de 35 Kms.


No dia 13 de Agosto efectuámos o troço de Viana do Castelo a Afife do Caminho de S. Tiago da Costa, na imagem troço de calçada antes de Afife.


No dia 14 de Agosto de 2014 efectuámos de bicicleta o troço do Mosteiro de Oia a Redondela do Caminho Português da Costa, na imagem as Ilhas Cies vistas de Nigrán.


No dia 8 de Agosto de 2015 percorremos de Bicicleta o troço de Vila de Prado a Ponte de Lima de cerca de 27 Kms, completando o troço Guimarães a Ponte de Lima do Caminho do Interior.


No dia 14 de Agosto de 2015 percorremos de Bicicleta o troço Santiago - Muxia de cerca de 90 Kms. (KTM Aera Comp)



No dia 25 de Março de 2016 percorremos o troço Afife a Vila Praia de Âncora do Caminho de S. Tiago da Costa completando assim o caminho de S. Tiago da Costa desde Viana do Castelo. Na foto abaixo a Ponte junto à Quinta de Cabanas em Vila Praia de Âncora.





No dia 17 de Agosto de 2016, efectuámos o Caminho Inglês de Santiago, 
com ínicio na Corunha, na distância de 74 Kms.




ATENÇÃO: Desde a Igreja de Santiago na Corunha até à Ponte do Burgo, à saída da cidade da Corunha, não há setas amarelas a indicar o caminho, levar as indicações mais precisas e actualizadas para este troço, de preferência levar o percurso (track) GPS.

No dia 14 de Agosto de 2017 efectuámos a Variante Espiritual do Caminho Português, cerca de 75 Kms em Bicicleta, de Pontevedra a Pontecesures.


Nos Dias 26 a 29 de Agosto de 2021 (Ano Santo) efectuámos de BTT (KTM Scarp Elite) o percurso do Caminho de S. Tiago da Geira e dos Arrieros na distância de 240 Kms, em 4 dias de Braga a Santiago de Compostela, passando pelo Gerês, Castro Laboreiro, Ribadavia, Soutelo do Montes e Santiago de Compostela.



Nos Dias 29 e 30 de Agosto de 2022 (Ano Santo), efectuámos o percurso de Sopo-Vila Nova de Cerveira a Santiago de Compostela, em grupo de 2 e em B.T.T. Na foto, o caminho antes da Bagoada em dia de nuvens baixas no Vale do Minho.