quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Caminho de Santiago dá condecoração de França a José António Falcão

 Igreja Matriz de Santiago do Cacém

A divulgação das rotas portuguesas para Santiago de Compostela, a recuperação de um quadro roubado e a promoção da arte francesa em Portugal e da portuguesa em França valeram a José António Falcão uma distinção do Estado gaulês. "Por aquilo que me foi comunicado, a condecoração deve-se ao trabalho que eu tenho vindo a fazer, juntamente com a minha equipa, no âmbito do caminho de Santiago", disse hoje à Agência ECCLESIA o diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da diocese de Beja.

 O arquiteto sublinha o "esforço muito grande" que tem sido realizado "junto da juventude, sobretudo com voluntários", na preservação e recuperação do património da diocese católica, nomeadamente na promoção da rota que atravessa a diocese em direção a Santiago de Compostela, importante centro de peregrinação cristã. O "mais importante" da distinção é que ela constitui "um sinal de que aquilo que está a ser feito no Alentejo não passa despercebido às autoridades francesas", que quiseram realçar "que o trabalho é relevante e deve ser continuado", acentuou. José António Falcão salienta o empenho do seu departamento para que "a região entre nas grandes rotas culturais e artísticas da Europa", nomeadamente através do Caminho de Santiago, "claramente" o "primeiro itinerário cultural" do Velho Continente.

Fonte: Agência Ecclesia http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=88313

José António Falcão é licenciado em História da Arte e Arquitectura, Mestre em Museologia e Doutor em Arquitectura. Actualmente é o Director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja,
tendo contribuído para a divulgação do Caminho de Santiago através de vários projectos como a exposição:
«No Caminho sob as Estrelas – Santiago e a peregrinação a Compostela» e o projecto “Loci Iacobi – Lugares de Santiago, Lieux de Saint Jacques”, projecto-piloto que envolve, para além da Diocese de Beja, a Junta da Galiza e a localidade de Le Puy-en-Velay (França).
Para saber mais sobre o Caminhos de Santiago no Alentejo revista ITINERANTE Nº3 ou em:

http://itinerante.pt/revista/caminho-portugues-santiago




                                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário