terça-feira, 10 de julho de 2012

Semana de Actividades - Igreja de S. Tiago em Lisboa







                            Igreja de S. Tiago em Lisboa - Foto de Carlos Gil




Programa da Semana de Santiago pelo Grupo Amigos da Igreja de Santiago de Lisboa

Contactos e informações: 966 426 851 ou codislisboa@gmail.com

Dia 22 Domingo:
10h Missa - Igreja de Santiago
16h Festival de Música do Caminho - Miradouro de Santa Luzia

Dia 24 terça-feira:
21h Colóquio - Igreja de Santiago Santiago na Historia de Portugal, pelo Dr. Fernando Carlos Rodrigues Martins, Mestre em Historia Medieval da Faculdade de Letras, Universidade do Porto e Docente da UAL, em Lisboa

Dia 25 quarta-feira (Dia de Santiago)
16h - Inauguração da Exposição de Paramentos e alfaias liturgicas, subordinada ao tema “No Caminho com Santiago” - Igreja de Santiago
18h - Missa de Santiago, com o apoio coral da maestrina Ana Luisa Cardoso (a detalhar)
21h - Inicio do ciclo de concertos de Santiago - Igreja de Santiago Concerto com o barítono Rui de Luna (Programa a detalhar)

Dia 26 quinta-feira
16h Exposição de Paramentos e alfaias litúrgicas (continuação)
21h Coloquio - Igreja de Santiago Caminhos Peregrinos, pelo Dr. Rui Souto e Dr. Gonçalo Cabral, num relato vivencial e espiritual no Caminho de Santiago

Dia 27 sexta-feira:
16h Exposição de Paramentos e alfaias litúrgicas (continuação)
21h Colóquio - Igreja de Santiago Santiago, o Apóstolo e as Suas Interpelações ao Peregrino, pelo Padre e Peregrino Jorge Anselmo que nos apresenta o Apóstolo São Tiago Maior

Dia 28 sábado
15h - Missa com bênção solene dos Bordões, de Bicicletas, Cavalos e dos Peregrinos que vão, estão ou estiveram no Caminho, seguida de procissão pelas ruas da freguesia.

______________________________________________________________________
Sobre a Igreja de Santiago:

Situada no Largo de Santiago perto do Miradouro de Santa Luzia em Lisboa, a Igreja de Santiago remonta a 1209, tendo sido importante local das rotas jacobeias ao longo dos séculos.


                   Santiago Peregrino - Igreja de S. Tiago em Lisboa (Foto de Carlos Gil)


Detentora de importante património religioso, do qual se destaca o relicário do Apóstolo, o notável altar e retábulo da capela de Nossa Senhora a Franca do Sec XVII, duas imagens setecentistas de Santiago Peregrino bem como importante espólio bibliográfico, esta Igreja marca o inicio da peregrinação a Santiago de Compostela a partir da cidade de Lisboa, num trajecto por terra de mais de 600 Km.



Sobre os Amigos da Igreja de Santiago

Os Amigos da Igreja de Santiago de Lisboa é um grupo de peregrinos portugueses, reunidos com o intuito de dinamizar e devolver a Igreja à tradição do Caminho de Santiago.

Tem como objectivos a recuperação do património material e imaterial da Igreja e a utilização do espaço para a dinamização do Caminho Português a Santiago.

Sobre o Festejo da Semana Celebra-se no próximo dia 25 de Julho a festa líturgica de Santiago Maior.

Para comemorar a efeméride a Igreja de Santiago de Lisboa irá realizar durante essa semana, de 22 a 28 de Julho, um conjunto de iniciativas que visam celebrar a data e dar a conhecer à população lisboeta a mística associada ao culto do Apóstolo, bem como o Caminho de Peregrinação até Compostela.

Ao longo de séculos que de Lisboa têm partido Peregrinos rumo a Compostela. Entre a multidão anónima muitos notáveis percorreram os mais de 600 Km até ao túmulo do Apóstolo. D. Sancho II em 1244 foi o primeiro rei que partiu de Lisboa. A Rainha Santa Isabel também aqui iniciou o caminho, em 1325. No auge dos descobrimentos, D. Manuel I, o Venturoso, rumou também a Santiago no ano de 1502.Hoje em dia, Lisboa volta a estar no rota das peregrinações jacobeias, sendo o ponto de partida escolhido por alguns milhares de peregrinos, que aqui iniciam o seu Caminho até à Galiza.

 Desde 1209, ano da sua fundação, que a Igreja tem estado ligada ao Caminho de Santiago. Com o reacender da chama das peregrinações a Compostela, surge a necessidade de retomar a tradição de acolhimento aos peregrinos, nesta que é a Igreja do Caminho em Lisboa. A semana de Santiago, que agora se anuncia, vem dar a conhecer o património material e imaterial da Igreja e ajudar na divulgação da espiritualidade associada à peregrinação a Compostela.

Do Programa da Semana de Santiago, para além do culto acompanhado do coro, haverá lugar a uma interessante exposição de paramentos, um festival de música do caminho, um concerto de música erudita e ainda uma série de 3 colóquios sobre a temática do Caminho de Santiago.Todos quantos queiram participar nesta festa serão bem vindos.Ultreya!Para mais informações consulte a página do facebook dos Amigos da  Igreja de Santiago


( As fotos deste post foram retiradas do Livro Por Caminhos de Santiago de Carlos Gil (in memorium) e João Rodrigues)









2 comentários:

  1. Vai ser de facto uma semana muito preenchida, com o ponto alto do Concerto Solene de abertura da Temporada Musical da Igreja de Santiago 25 de Julho às 21h-Rui de Luna Baritono- Quarteto Lacerda -Pianista Helder Godinho-Texto Sofia Aparicio-Obras de Caccini,Stradella,Haydn,Rossini, Bizet, Gounod,Puccini-Entrada livre
    Muito gratos pela divulgação
    Bem hajam

    ResponderEliminar
  2. Belas fotos da igreja.( fotos:CARLOS GIL).

    ResponderEliminar