terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Camiño Torres vs Camiño Peña Francia/S. Francisco Assis

Car@s Amig@s.

Ao longo dos anos de experiência dos Caminhos de Peregrinações, temo-nos deparado com os opostos, situações de ajuda entre  irmãos, mas também de invejas e algumas amarguras. Apesar disto acontecer, como acontece um pouco em tudo na vida, sentimos que os Caminhos de Peregrinações valem a pena serem percorridos, sejam eles marcados com setas, seguidos por GPS apenas, por caminhos estreitos ou por vias mais largas.

O Movimento Caminhos Peregrinos tentar dar a melhor informação, explicar o melhor que sabe e pode, mas a escolha final do Caminho a percorrer e a suprema decisão é do Peregrino. Nós damos as ferramentas, o Peregrino escolhe.

Com base nestes pressupostos e com o conhecimento que temos da região da Beira Interior Norte apresentamos os Caminhos a S. Tiago de Compostela da região BIN-SAL (Beira Interior Norte -  Salamanca).

O Caminho da Senhora da Peña de Francia foi recentemente marcado (Julho 2011) no terreno com setas e mosaicos, assim como a variante de S. Francisco de Assis (a azul no mapa 2). Este Caminho sai de Portugal em direcção a Salamanca onde entronca com a mítica Via da Prata.

Mais informações podem ser obtidas aqui:


Jornal de Ciudad Rodrigo



                            Mapa 1: Caminho Peña de Francia desde Portugal

                    Mapa 2: Caminho Peña Francia e S, Francisco Assis (a azul)


                     Mapa 3: Chegada a Salamanca do Caminho Peña de Francia

Por seu turno foi apresentado em Maio de 2011 o Camiño Torres, um caminho que foi percorrido em 1737 por Diego de Torres Villarroel, académico da Universidade de Salamanca que andou diversos anos errante por Portugal e que decidiu peregrinar a S. Tiago por Portugal desde Salamanca.
De referir que a partir de Trancoso esta é a rota já conhecida do Caminho Portugues do Interior, que deriva em Lamego para Guimarães para entroncar no denominado "Caminho Central" em Ponte de Lima, esta rota pode agora ser percorrida recorrendo ao track GPS disponível e às informações do site.
Este trabalho notável deve-se a Luis Quintales e Maria Soledad Beato.


                                              Mapa de Etapas do Camiño Torres

Agora a opinião do Movimento Caminhos Peregrinos:

Camiño Penã de Francia é uma ideia interessante, mas peca pelo modo como o Caminho está marcado ao longo de algumas estradas e com mosaicos em fachadas de Igreja Históricas, (validado por nós no local e temos fotos), é um Caminho bonito para Peregrinar ao mítico Santuário da Virgem Negra, Nossa Senhora da Peña de Francia a 1700metros de altura, mas pensamos que os Peregrinos de Portugal rumavam a Pinhel e Trancoso e não a Salamanca para Peregrinar a Santiago nos tempos Medievais.

O Camiño Torres é um Caminho muito bem preparado e elaborado, que poderá constituir uma alternativa à Via da Prata pela Beira Interior Norte rumo a Santiago, como já existia a alternativa Sanabreza e Bragantina. É também um novo Caminho para o Santuário da Senhora de Lapa em Sernancelhe, Padroeira das Beiras. Como vemos um Caminho a S.Tiago hoje é já a mostra que os Santuários estão em rede.

Bons Caminhos!



4 comentários:

  1. Caros Confrades
    Fiz o Caminho Torres em Agosto passado. Efectivamente encontrei essas mesmas setas o que se torna confuso e para mim, não faz muito sentido.
    Fiz o Caminho Torres do qual o defino com "Puro,Duro e Brutal". Foi uma experiência fabulosa. Aconselho vivamente a estarem MUITO bem preparados tanto física como psiquicamente. Eu fi-lo de bicicleta sozinho e em autonomia. Apanhei temperaturas de 45 graus. Nos 2 primeiros dias bebi qq coisa como 16 litros de agua e num total dos 11 dias somaram 70 litros noi entanto as experiências e contactos que tive foram duma grandeza ímpar.
    1 abraço e um queijo da serra
    Miguel K2 Sampaio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel, não quer partilhar quais os alojamentos que escolheu?
      Tenho uns amigos italianos que querem fazer o Torres... e a informação sobre a logistica é escassa.

      Eliminar
  2. Também gostaria de saber sobre os alojamentos entre Trancoso e sernancelhe vou fazer o caminho este mês. obrigado

    ResponderEliminar
  3. La página más completa sobre el Camino Torres (que yo conozca) es:
    http://caminosantiago.usal.es/torres/
    Cumprimentos.
    PD/ Eu também gosto do Caminho Central Português:
    http://www.buscoenlaces.es/cosas_correos/OCaminho2.html

    Agustín Pascual Pino
    33210 Xixón/ Gijón

    ResponderEliminar